Sustentabilidade



  • Paço Alfândega
  • Plaza Shopping
  • Polo Comercial de Caruaru
  • RioMar Recife
  • Shopping Difusora
  • Shopping Guararapes
  • Shopping Recife
  • Shopping Tacaruna


Paço Alfândega

A loja Paço Sustentável disponibiliza ao público os produtos oriundos do ciclo verde social criado pelo centro de compras em parceria com a Associação Reciclar-te e a Secretaria de Ressocialização do Estado. O projeto reflete a preocupação do Paço com as questões sociais e ambientais, pois oferece novas oportunidades aos internos dos centros de reabilitação e novos destinos aos resíduos produzidos pelo centro de compras.

O material reciclável são transformados em diversos produtos, como, bolsas, agendas, blocos de notas, tapetes e brinquedos. Os artesanatos são comercializados na loja que fica localizada no primeiro piso do centro de compras.




Plaza Shopping

Desde 2010, o Plaza Shopping realiza ações de Responsabilidade Socioambiental. A estruturação da área no mall parte do princípio da necessária interação entre os segmentos da esfera pública, da sociedade e das empresas para melhoria da qualidade de vida. O empreendimento assume seu compromisso socioambiental e desenvolve atividades e ações a partir dos eixos de atuação: educação e formação profissional; voluntariado corporativo; apoio a grupos e instituições, incentivo a atitudes sustentáveis, com atividades focadas na conscientização do descarte correto do lixo, na reutilização dos resíduos sólidos urbanos e na melhoria da mobilidade; coleta seletiva e reutilização de resíduos sólidos; ações na área de trânsito e ciclomobilidade; adoção de área verde (Praça Francisco Pessoa de Queiroz); além da utilização de energia solar gerada por 156 painéis fotovoltaicos.

Em 2014, o shopping conquistou o Selo Empresa Amiga do Ciclista por oferecer aos clientes e colaboradores um bicicletário diferenciado, que foi pensado e projetado de forma a garantir a segurança dos ciclistas ao se dirigirem ao mall, criando um acesso exclusivo para bicicleta. 
Pretende-se no contexto da cadeia de influências - acionistas, lojistas, fornecedores, funcionários, clientes e comunidade - estabelecer relações de cooperação e corresponsabilidades, de modo a harmonizar expectativas e interesses em favor de uma causa social e ambiental que melhore a qualidade de vida para os envolvidos. 


Projetos em andamento

Lixo que é Luxo: Já conhecido por suas ações sustentáveis, o Plaza Shopping inaugurou, na Semana Mundial do Meio Ambiente de 2015, um Ponto de Entrega Voluntária, “Lixo que é luxo”, assinados pela Lixiki e o artista plástico carioca Rafa Mattos. O espaço para coleta seletiva foi instalado no Piso do E1 do edifício-garagem do empreendimento. Inovador, o projeto faz parte do conceito de responsabilidade social “Muda Mente, Muda Mundo” e traz como novidade espaço direcionados às doações de roupas e calçados, em beneficio à Casa da Criança Marcelo Asfora, no bairro de Casa Forte. Ainda na área ambiental, o Plaza realiza todos os anos ações voltadas ao tema em datas comemorativas como a Semana Mundial da Água e a Semana Mundial do Meio Ambiente.

Energia Solar: Em 2014, o Plaza Shopping anunciou a implantação de painéis solares para utilização de energia limpa na iluminação de parte do edifício-garagem. O projeto foi desenvolvido pela empresa cearense Satrix Energias Renováveis. A inovação, pioneira no segmento de shopping centers, contribui para a sustentabilidade ambiental, reduzindo 35 TON/ano de CO2 no planeta e diminuindo em 13% a conta de energia do prédio. A iniciativa ainda ajudou a conscientizar os clientes sobre consumo racional por meio de panfletos que foram entregues no mall no período de implantação das placas fotovoltaicas. Além do benefício ambiental, o projeto possibilitou a ampliação de vagas cobertas para idosos e deficientes. No total, foram investidos cerca de R$ 300 mil no projeto.

Selo Empresa Amiga do Ciclista: O Plaza Shopping foi o primeiro centro de compras de Pernambuco a conquistar o Selo Empresa Amiga do Ciclista, um reconhecimento do Governo de Pernambuco às empresas que incentivam o uso da bicicleta como meio de transporte, ajudando a preservar o meio ambiente e a dar mais mobilidade ao trânsito. Além de manter um bicicletário gratuito para funcionários e clientes, o shopping realiza, desde 2013, o projeto “Cine Duas Rodas”, em parceria com a Vivo, para estimular o uso da “magrela”. A ação oferece ingressos para uma sessão exclusiva de cinema, além de descontos nas lojas e nos restaurantes do shopping para os clientes que forem ao mall de bicicleta nas manhãs de domingo.

Praça Adotada: Desde 2012, todos os anos, o Plaza Shopping entrega às famílias da Zona Norte, especialmente aos moradores dos bairros Casa Forte, Santana, Parnamirim, Casa Amarela, Apipucos, Aflitos e adjacentes, a decoração Natalina da Praça Jornalista F. Pessoa de Queiroz, localizada em frente ao mall. Sempre com temas diferentes, a decoração é confeccionada à base de resíduos gerados pelo próprio mall, incluindo lojas e praça de alimentação, como garrafas PET, latas de alumínio, tampas de garrafa PET e demais materiais provenientes da coleta seletiva do Plaza.

Projeto Apoio a Grupos e Instituições das comunidades do entorno: Esta ação tem como objetivo apoiar as comunidades do entorno do shopping por meio de realização de ações que promovam a interação e a participação de todos. Algumas delas são os eventos comunitários Páscoa, Dia das Mães, Dias das Crianças e Natal. Além disso, ajuda no estabelecimento de parcerias com instituições públicas para ampliação do atendimento e melhoria da qualidade dos serviços existentes nas comunidades como maneira de  minimizar a exclusão das pessoas que moram no entorno do shopping. 

Projeto Educação e Formação Profissional para a juventude:  A proposta de qualificação profissional para jovens das comunidades do entorno parte, inicialmente, do interesse do Plaza Shopping em atender uma demanda da comunidade que expõe anseios quanto ao futuro dos jovens da localidade. Desta forma, a oferta dos cursos apresenta-se como alternativa de garantir aos jovens da comunidade meios efetivos de conquista do primeiro emprego. Verifica-se que a viabilização dos cursos de qualificação profissional contribui para a emancipação destas pessoas, possibilitando-lhes o acesso ao conhecimento, à renda, à cidadania, e consequentemente, amplia a capacidade de competitividade no mercado de trabalho. O público alvo é composto por jovens do ensino público. Em parceria com o SENAC/PE, o Plaza Shopping oferece, desde 2010, cursos técnicos, com o intuito de capacitar os jovens. No final de cada curso, são disponibilizados currículos e boa parte dos jovens participa de seleções de emprego na Associação dos Lojistas do Plaza Shopping.

Junior Achievement: Desde 2012,  o Plaza Shopping e a Junior Achievement Pernambuco realizam parceria para capacitação de alunos da Escola de Referência em Ensino Médio José Vilela, localizada no bairro do Parnamirim. Em 2015, está em prática o programa Atitude Pelo Planeta, que possibilita aos alunos atividades lúdicas e ações relacionadas ao exercício da cidadania, a fim de apresentar e desenvolver conceitos relacionados ao desenvolvimento sustentável e à sustentabilidade, que são de fundamental importância para o futuro de nosso planeta. Em anos anteriores os programas aplicados foram o ‘Conectando Com o Amanhã’, em 2014, o ‘Habilidades para o Sucesso’, em 2013, e o ‘Miniempresa’, em 2012.



Polo Comercial de Caruaru

Sustentabilidade é um tema cada vez mais freqüente nas grandes empresas, que vêm tomando consciência do seu papel na preservação do meio ambiente. O Polo Caruaru também tem focado essa preocupação e desenvolvido uma série de medidas sustentáveis que já apresentam resultados positivos, tanto no ponto de vista econômico quanto na responsabilidade social.


Projetos em andamento

Central de reciclagem é inaugurada no Polo Caruaru Recentemente, foi inaugurada no empreendimento a Central de Reciclagem. Com área de 140m², o espaço possibilita a separação de armazenamento de materiais sólidos como plástico, papelão, latas, etc.  O trabalho é desenvolvido em parceria com a Asproma (Associação Protetora do Meio Ambiente), que fica responsável por operacionalizar os processos, disponibilizando uma pessoa exclusiva para esses trabalhos. A partir das atividades de Central, já foi possível reduzir cerca de 35% do volume de lixo, que antes era enviado ao aterro sanitário da cidade.

Internamente, outras iniciativas foram tomadas, como a instalação de arejadores nas torneiras; uso de lâmpadas de led no mall, áreas administrativas e estacionamento; e aproveitamento da luz natural em diversos ambientes. Além disso, o circuito de alimentação dos geradores a diesel foi ampliado, atendendo também às lojas do centro comercial nos principais períodos de consumo.  Também existe um trabalho de conscientização para que colaboradores e lojistas dêem sua contribuição.

Para o superintendente do Polo, Henrique Camello, todo esforço em relação a essa preservação é necessário e eficaz para o planeta. “Fazemos o possível para incentivar e adotar medidas sustentáveis. Inclusive, também estamos plantando árvores em no estacionamento para ajudar a arejar o ambiente e possibilitar mais conforto aos nossos visitantes”, explicou.

Outra parceria, desta vez com a empresa ASA, possibilita a destinação correta e recolhimento de todo o óleo de cozinha coletado nos restaurantes da Praça de Alimentação.  Com o  reaproveitamento do material, é possível usá-lo para transformação em outros subprodutos, como o sabão.  Os pontos de recolhimento localizados nas portarias do Polo  também estão à disposição para clientes que tenham o desejo de levar o óleo coletado em casa. 



RioMar Recife

Alinhado ao Compromisso Socioambiental do Grupo JCPM, o RioMar Recife foi planejado e erguido para que opere em sintonia com o ambiente que o cerca. Tudo foi muito bem pensado para que, desde a obra até a sua operacionalização, funcione com o mínimo de impactos e de consumo e racionalize os recursos naturais combatendo as perdas em seus processos.


Projetos em andamento

Em março, de 2018, o RioMar lançou o Manifesto de Sustentabilidade tendo como tema central a pergunta “E você? O que pode fazer pelo amanhã, hoje?” O objetivo foi gerar nas pessoas consciência e atitudes diárias com relação ao futuro do nosso planeta. A partir do manifesto, vasta programação de eventos de sustentabilidade, com expertises em meio ambiente, tem sido promovido no teatro RioMar reunindo expressivos públicos.

O RioMar Recife faz parte do Grupo JCPM, que atua com 13 shoppings em Pernambuco, Ceará, Sergipe, Bahia e São Paulo. Tem sua gestão e operação pautadas pelo compromisso com a sustentabilidade, princípios adotados pelo Grupo JCPM em todos os seus empreendimentos. São diretrizes dessa atuação:

  • Inter-relacionar o compromisso socioambiental com a missão e os valores da empresa
  • Congregar os aspectos ambientais às etapas do planejamento, do projeto, da construção e da operação de seus empreendimentos
  • Aperfeiçoar processos e incorporar novas tecnologias que visam reduzir ou minimizar os impactos ambientais e sociais
  • Racionalizar o uso dos recursos naturais, combatendo as perdas (desperdícios) em seus processos
  • Fomentar a inserção social nos aspectos ambientais
  • Promover a participação de todos os funcionários em treinamentos e ações de educação ambiental
  • Dialogar com fornecedores visando à troca de informações e busca de soluções participativas.


Shopping Difusora

O Plano de gerenciamento de resíduos sólidos, contempla toda a estrutura proposta para a gestão dos resíduos onde será indicado claramente os responsáveis por cada atividade atendendo a legislação ambiental aplicada na Lei 9.605/98, para a prevenção da poluição, redução da geração de resíduos, impacto ambiental na vizinhança, reciclagem e destinação e disposição final.




Shopping Guararapes

Conheça o Programa de Iniciativas Socioambientais do Shopping Guararapes eleito como o melhor projeto de sustentabilidade em shoppings brasileiros e vencedor do Prêmio Newton Rique de Responsabilidade Social, concedido pela Abrasce.

O Shopping Guararapes desenvolve diversas ações na área de Responsabilidade Socioambiental. São projetos na área de meio ambiente – como recolhimento de óleo de cozinha usado nas operações da Praça de Alimentação e coleta seletiva de lixo; Instituo Peró, programa social voltado para formação de crianças moradoras de comunidades vizinhas ao Shopping; apoio a instituições assistenciais, como o Imip; atendimento a clientes portadores de necessidades especiais, entre outras ações.


Projetos em andamento

Instituto Peró – Criado em 2004, o Instituto Peró, projeto social mantido pelos empreendedores do Shopping Guararapes, beneficia aproximadamente 500 crianças, adolescentes, jovens e adultos de comunidades localizadas no entorno do Shopping. O objetivo é oferecer um conjunto de atividades educativas com o objetivo de promover a cidadania e melhorar a qualidade de vida das crianças atendidas e também de suas famílias. O Instituto mantém uma Biblioteca, aberta à comunidade, que atende uma média de 800 pessoas/mês.

Coleta seletiva de óleo de cozinha - O óleo de cozinha produzido pelas operações de alimentação do Shopping Guararapes é recolhido para fins de reaproveitamento, em uma parceria com a indústria ASA. Além de colaborar na diminuição dos impactos ao meio ambiente, parte do valor obtido com o óleo é revertida em benefício do IMIP – Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, entidade referência no atendimento materno-infantil na região. 

Coleta seletiva de lixo - O Shopping Guararapes mantém um projeto pioneiro de coleta seletiva de lixo, implantado em fevereiro de 2005.  Todos os resíduos sólidos produzidos pelo Shopping - incluindo as lojas e a praça de alimentação – são separados e o lixo inorgânico é destinado para fins de reciclagem. Mensalmente, das 70 toneladas de lixo produzidas, grande parte é reaproveitada, com renda revertida para instituições sociais. O Guararapes foi o primeiro shopping do Nordeste a implantar um programa de coleta seletiva de lixo. 

Coleta seletiva de resíduos tecnológicos - O Shopping Guararapes mantém coletores para recolhimento de pilhas, baterias e outros resíduos tecnológicos, os chamados Papa-Pilhas. São vinte coletores de mesa e um principal, instalado próximo à Praça de Eventos. A idéia é que o público possa dar um destino ecologicamente correto a estes materiais que, descartados no lixo comum, poluem e causam sérios danos ao meio ambiente. A ação é uma parceria do Shopping com o Programa Participe & Recicle de São Paulo. Todo o material coletado é transferido para uma unidade de separação e, depois da triagem, encaminhado aos processos de reprocessamento, reciclagem ou reutilização, dependendo do seu estado e das suas características. 

Conservação de energia - O Shopping Guararapes foi pioneiro na geração de energia própria e utilização de luz natural como forma de reduzir o uso de energia elétrica. Desde janeiro de 2005, o Guararapes produz sua própria energia nos horários de pico, utilizando um gerador a diesel. O projeto arquitetônico do Shopping também permite o aproveitamento da luz natural para iluminação do mall durante o dia, já que 70% da parte coberta é de vidro.  

Tratamento de efluentes - Com uma estação de tratamento de efluentes (dejetos líquidos), o Shopping Guararapes trata 100% do esgoto produzido, reduzindo o impacto da emissão de dejetos no meio ambiente. 

O Programa de Iniciativas Socioambientais do Shopping Guararapes  recebeu em 2010 o 1º lugar no Prêmio Nacional concedido pela ABRASCE – Associação Brasileira de Shopping Centers, na categoria de Responsabilidade Socioambiental. 

O Programa concorreu com 25 projetos de outros shoppings, de todo o país.  Foi julgado por uma comissão formada por reconhecidas instituições, como a Fundação Roberto Marinho, Banco Santander, Itaú Social, Grupo Boticário, Fundação Getúlio Vargas (FGV), Price Waterhouse Coopers, ABRH/SP, Lojas Pernambucanas, GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas e Great Place to Work Institute, entre outras.

Espaço de Educação Ambiental Semeando o Futuro -  Criado para ser uma nova sala de aula para escolas públicas e privadas da Região Metropolitana do Recife, o local abriga espécies nativas dos biomas do Estado, incluindo mudas difíceis de se encontrar na nossa região, como o Pinheiro Bravo, único representante dos pinheiros (coníferas) na Mata Atlântica no Nordeste e o Xique-Xique.

Situado em uma área anexa ao estacionamento do mall, o espaço Semeando o Futuro é o primeiro do tipo no Nordeste dentro de um shopping center e tem representações de mais de oito tipos de vegetação. Alunos do Instituto Peró, instituição mantida pelo Guararapes, têm aulas duas vezes por mês no local para que as crianças e adolescentes possam conhecer mais sobre a flora pernambucana e criem uma consciência de preservação.

Entre as espécies selecionadas estão o Pau Ferro e Visgueiro, encontrados nos fragmentos de Mata Atlântica de cidades litorâneas; Ingá, Jatobá, Macaúba, Juazeiro, Cajueiro, Pitombeiro e como representantes do Sertão, o Mandacaru, a Macambira e a Catingueira, entre outros.

Para direcionar o ensino todas as mudas são sinalizadas com nomes científicos e populares, além de características das espécies e de uso nas atividades humanas. O espaço conta, ainda, com compostagem e vermicompostagem, processos que mantidos pelos resíduos orgânicos gerados pela Praça de Alimentação do próprio mall. Através desses processos, é produzido no local adubo orgânico para uso no jardim do Shopping e do próprio Espaço Semeando o Futuro. No local ainda há produção de novas mudas que serão plantadas no jardim do Shopping como também são entregues aos visitantes que conhecerem o Espaço. 

O Espaço de Educação Ambiental Semeando o Futuro está aberto para atender a todo o público. Para conhecê-lo, se faz necessário apenas um agendamento que pode ser feito pelo telefone 2122.2284 (no horário das 13h às 18h) ou pelo e-mail institutopero@shopping-guararapes.com.br.



Shopping Recife

O Instituto Shopping Recife (ISR) iniciou suas atividades em 2007, no entorno do Shopping Recife, no coração da comunidade de Entra Apulso. A área de mil metros quadrados é dividida em salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, sala de reunião e ampla área de convivência.

O ISR tem um olhar voltado para a criação de oportunidades e qualificação profissional, principalmente pelas possibilidades de ingresso nos empregos gerados pelo próprio centro de compras e empresas próximas da comunidade. Ao longo desses anos, várias ações foram se incorporando, muitas vezes por demanda da própria comunidade e outras pela capacidade do Instituto em identificar janelas sociais que favoreçam um novo ambiente para Entra Apulso.

Como pilares de atuação a instituição desenvolve quatro áreas estratégicas: educacional, profissionalização, lazer e cultura e convivência comunitária. Um leque de aproximadamente vinte ações que criam um ambiente de boas práticas e desenvolvimento social.


Projetos em andamento

No compromisso da sustentabilidade, o Shopping Recife possui uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e de Água (ETA) própria, que além de tratar todo o esgoto produzido pelo equipamento, reutiliza 100% da água no mall, evitando desperdícios. Na economia de energia, o Shopping conta com um moderno e completo sistema de automação predial, que controla os horários de funcionamento de todos os equipamentos do Shopping, de acordo com a necessidade de iluminação e alteração da temperatura.



Shopping Tacaruna

O Tacaruna Social, projeto realizado pelo Shopping Tacaruna, tem como objetivo promover a inclusão social através da prática de esportes, o acesso ao conhecimento, às atividades culturais e a educação profissional, para que a comunidade possa melhorar sua qualidade de vida. São ações que contribuem para o desenvolvimento social e a valorização da cidadania, que oferecem possibilidades para geração de trabalho e renda às pessoas que vivem no entorno do Shopping Tacaruna.


Projetos em andamento

Tacaruna Comunidade – Busca estabelecer o diálogo com a comunidade de Santo Amaro, para construção de uma agenda de ações de interesse coletivo, realizando mapeamento da comunidade, das instituições públicas e privadas e equipamentos sociais. São realizadas reuniões sistemáticas com famílias e com lideranças da comunidade, além de palestras educativas sobre assuntos de interesse específico.

Parceria Social Tacaruna – Desenvolve e apóia Projetos de formação e qualificação profissional e geração de renda, em parceria com entidades públicas e privadas, voltados para criação de novas oportunidades de emprego para as pessoas da comunidade.Têm sido aplicados cursos em diversas áreas, como artesanato, jardinagem, restauração de monumentos e outras.

Ginástica Tacaruna – Buscando melhoria da qualidade de vida da comunidade, este programa promove diariamente aulas de ginástica.Todos os dias das 06h às 08h uma média de 100 participantes da 3ª idade comparecem as aulas de ginástica. As atividades estão acontecendo no espaço Tacaruna Social e em toda área externa do Shopping.  Os alunos do projeto também participam de confraternizações em datas festivas como Carnaval, Páscoa, São João e Natal. A Ginástica Tacaruna já é tetra campeã na participação dos Jogos da 3º idade promovido pelo Governo do Estado.

O Balcão Cidadania é um espaço localizado em uma das entradas de maior fluxo do Shopping Tacaruna, destinado a instituições sociais, governamentais e não governamentais, para comercializar produtos institucionais com o objetivo de arrecadar recursos financeiros.Tem também o intuito de divulgar as ações dessas instituições e, além disso, o espaço também é utilizado para realização de campanhas de saúde e conscientização social.